Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Varsity Match


O Varsity Match é um jogo de enorme rivalidade e tradição - o primeiro jogo data de 1872 - que se realiza anualmente entre as equipas inglesas das faculdades de Oxford e Cambridge.

Por tradição, o jogo costuma realizar-se na segunda Segunda-Feira de Dezembro. No entanto em 2005, houve uma alteração e o jogo realizou-se no dia 6 de Dezembro. Em 2007 e pela primeira vez o jogo realizou-se a uma Quinta-Feira tal como acontece este ano, ou seja hoje dia 11 de Dezembro.

Dos 125 jogos que já se jogaram (houve anos em que os jogos não se realizaram), Cambridge conta com 60 vitórias, Oxford com 52 e nos outros 14 jogos registaram-se empates.

A história do Varsity Match teve início em 1872 no The Parks em Oxford, um ano após o primeiro jogo internacional de sempre entre Inglaterra e Escócia e até 1875 jogava-se com 20 jogadores para cada lado. Em 1921, o campo deste jogo anual passou a ser o mais famoso estádio de rugby inglês, o estádio de Twickenham.


Só em 1885 é que o jogo teve direito a árbitro e não deixa de ser curioso que depois de tantos anos em que os fiscais-de-linha eram os capitães de equipa do anos anteriores, haja agora um trio completamente profissional com apoio a televisão para os lances mais duvidosos.


Um dos despiques particulares mais conhecidos no Varsity Match, foi o que opôs (em 1982 e 1983) dois dos melhores médios-de-abertura ingleses de sempre, Rob Andrew (Cambridge) e Stuart Barnes (Oxford). O saldo é claramente positivo para Rob Andrew que ganhou em ambos os jogos. E para que se veja a emoção que é jogar um jogo destes, Rob Andrew diz que "congelou" quando ao entrar em campo ouviu 35.00 vozes a gritar e que a sua felicidade no Natal dependia se tinha ganho ou perdido o Varsity Match.


Outras caras conhecidas que participaram em tão prestigiado jogo universitário foram por exemplo Gavin Hastings, Phil de Glanville ou Joe Roff. Amanhã o jogo contará também com jogadores que já deram muito ao rugby mundial como é o caso do pilar Anton Oliver (59 jogos pelos All Blacks) que alinhará por Oxford e o 2ªlinha ex-Wallaby Dan Vickerman que jogará por Cambridge.


O rugby em Inglaterra é realmente outra coisa...


Informação retirada do blog par de mãos.

0 mêlées: