Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Histórias

Ernesto Guevara de la Serna ( à esquerda na fotografia) mais conhecido por Che Guevara, foi como todos sabem um dos maiores e mais carismáticos líderes políticos que o mundo conheceu. O que talvez poucos saibam é que Che foi, durante os seus anos de juventude um apaixonado pelo rugby, primeiro como jogador e mais tarde como colaborador numa revista da especialidade.



A sua paixão e entrega pelo jogo era a mesma que fizeram dele mais tarde, um dos maiores ícones mundiais e ainda hoje é lembrada ao ponto de dias antes do jogo com a Escócia, para os quartos-de-final do munidal 07, o caiptão argentino Agustin Pichot dizer aos jornalistas: “Vejo uma relação directa entre a sua paixão pelo rugby e a nossa paixão pelo rugby, entre a sua vontade de mudar e a nossa vontade de mudar”. “É claro que a sua cruzada era contra o governo corrupto e a sociedade da altura, a nossa é apenas mostrar ao mundo que somos jogadores de rugby que merecem ser tratados como todos os outros”.

Che Guevara nasceu em Buenos Aires, em 1928 e desde muito cedo começou a sofrer de asma, tendo ido viver para Cordoba, para o ar puro a mando do seu pai. Aos 14 anos, em 1942, teve o primeiro contacto com o rugby alinhando pelos Estudiantes de Cordoba e cujo treinador era Alberto Granado, que viria a ser o seu grande camarada para toda a vida.

Che jogava principalmente a 1º centro mas qualquer outra posição dos 3/4s o satisfazia desde que durante o decorrer de cada jogo pudesse ir à linha inalar ar através da sua bomba para a asma.

Depois do secundário voltou para Buenos Aires, para a faculdade onde estudou para se tornar doutor e onde alinhou em mais três equipas, o San Isidro Club (um dos melhores clubes do país), o Atalya Polo Club e o Ypora.

O mais irónico de tudo é o facto de Che ter escolhido o rugby como modalidade para praticar, um desporto que na altura era considerado de elite, classe que o próprio tanto viria a menosprezar.

A sua paixão pelo jogo da bola oval era enorme e um dia descobre uma revista de rugby chamada Tackle onde passa a colabarar, umas vezes assinando com o seu nome, outras com sob o pseudónimo de Chang-Cho. A revista teve apenas três meses de existência e hoje em dia é raríssimo encontar uma cópia que seja dessa mesma publicação. No entanto, Che, chegou mesmo a ter a polícia à perna por alegadamente ter incitado ao comunismo num artigo em que comentava as diferentes classes existentes no rugby argentino.

Depois foi o que se sabe, em 1951 Che Guevara e o seu grande amigo Aberto Granado partiram à descoberta da América do Sul numa mota 1939 Norton 500cc, conhecida por “La Poderosa II” e onde mais tarde viriam a conhecer Fidel Castro, num dia que ficará para sempre na história.

Em 2007, a Argentina levou o Bronze para casa e modificou a maneira de jogar e de ver rugby, para agrado dos adeptos da modalidade.

A revolução está-lhes no sangue…

Anónimo disse...

Hasta la victoria.... Siempre.... Comandante.