Programação Rugby na SportTV

Programação Rugby na SportTV
(clique para consultar a programação)

domingo, 23 de novembro de 2008

Fanatismo ou paixão profunda?


Em 1960 os All-Blacks visitaram a África do Sul. Na comitiva ia Richard James Conway, mais conhecido por Red Conway, flanqueador da província de Otago.

Conway era carpinteiro de profissão, num tempo em que o profissionalismo era uma miragem longínqua, mas foi a jogar "Softball" que partiu um dedo. A recuperação não foi fácil, e pouco antes da partida para a África do Sul, Conway deparava-se com a possibilidade real de não viajar com os All-Blacks, desperdiçando a oportunidade histórica de vencer os Springboks no sua própria casa...

Conway tomou então uma decisão surpreendente, mas absolutamente aceitável se tivermos em conta a sua nacionalidade e a motivação suprema de jogar com a camisola dos All-Blacks: pediu para lhe amputarem o dedo, de forma a garantir lugar na equipa.

Durante a digressão alinhou em 14 partidas, incluindo em três jogos contra os Springboks. Os All-Blacks falharam o objectivo de vencer na casa do seu maior rival, conseguindo apenas um empate 11-11, a 13 de Agosto de 1960, em jogo disputado no coração do estado Afrikaner de Bloemfontein. Assistiram à partida 56.000 pessoas.

Conway teria a sua vigança 5 anos mais tarde, quando os All-Blacks receberam na Nova Zelândia a equipa sul-africana, vencendo por 3-1 a série de 4 jogos.

Sobre a história do dedo... Fanatismo ou paixão profunda pela selecção? Quem amputaria um dedo - que acabaria por ficar bom, mas não a tempo da digressão - para jogar pela selecção nacional?

Histórias do rugby neozelandês. Um mundo verdadeiramente à parte.

0 mêlées: